top of page
Fotografe as árvores na cidade do Recife ou de um conjuntos delas, pode ser também de qualquer área verde cidade,  na sua rua, no seu bairro, nas praças, na praia, em qualquer lugar e depois mande para a gente !!
 
Queremos começar  aqui um banco de imagens com estas fotografias para ver como está o sendo a vida de nossas árvores.
Publicaremos as fotos aqui nesta página para que todos possam vê-las e faremos uma postagem no nosso Instagram.
 
Mande sua foto para este email: fanzinemultimidia@uol.com.br 
Não esqueça  de escrever no email onde a foto foi feita,  e que autoriza sua publicação, ok ? 
Agradecemos sua participação !!
Árvores do Recife - Banco de Imagens Coletivo

Foto horizontal. À frente, há um rio e uma extensa vegetação às margens. A coloração das árvores varia em verde, laranja, amarelo e roxo. Ao fundo há prédios altos e baixos. No canto inferior esquerdo, parte de uma ciclofaixa. Na Avenida Beira Rio entre a ponte da Torre e a da Capunga existe um  jardim de bouganvilles que  é cuidado por Anita, minha sogra, relata Katiane Prazin autora da foto acima.

Fotografia colorida na vertical. Uma árvore tem um tronco grosso enrrugado, com várias fissuras. Cigarras amarelas caminham pelo tronco em direção ao topo da árvore, de galhos finos e folhas verdes.

A autora da foto acrecenta que as cigarras amarelas são na realidade a exúvia da cigarra. Ela, antes de se tornar adulta, vive embaixo do solo sugando a seiva da raiz da árvore. Quando vai sofrer metamorfose, emerge do solo, se agarrando no tronco da árvore e deixa essa casquinha para atrás, que cientificamente é chamada de exúvia. Por isso existe o mito que as cigarras cantam até explodir.

Ela foi tirada no Parque da Jaqueira, em 2013. A foto foi feita por Larissa Simões Corrêa de Albuquerque do Laboratório de Taxonomia e Ecologia de Insetos do Programa de Pós-graduação em Biologia Animal,  Departamento de Zoologia da Universidade Federal de Pernambuco.

Fotografia colorida de uma rua do bairro do Recife. É dia. O céu está azul e várias árvores fazem sombra na rua. À esquerda há algumas casas coloridas: laranja, verde e rosa. Há carros estacionados em fila indiana. No meio da rua há duas árvores, uma com tronco grosso e outra com tronco mais fino e galhos com muitas folhas verdes. No chão, entre as duas árvores, há várias bolas de concreto enfileiradas. À direita, um homem anda pela rua e há dois carros estacionados. Foto de Anna Beatriz Siqueira. 

Foto colorida. Acima estão cachos de uma árvore. As folhas são verdes e as flores são pequeninas e vermelhas. Abaixo está uma calçada molhada onde há várias florzinhas. À direita está um muro molhado. Ao fundo há alguns carros estacionados. Foto do cineasta pernambucano e morador do Recife,  Kleber Mendonça Filho feita na rua José Moreira Leal, no  bairro de Setúbal, zona sul da nossa cidade.

Verde Concreto pesquisa fotos recife

Fotografia colorida na vertical. De frente pra nós há uma árvore em um canteiro de grade de ferro arredondada de cor branca. Parte da copa, de folhas verdes cintilantes, caem sobre o tronco grosseiro da árvore com raízes aéreas, que misturadas ao tronco ocupam metade do comprimento desse caule.

Ao meio, emaranhado as raízes, há pedaços de grades de ferro branca. A frente destes, há uma placa metálica desgastada. Na parte superior da placa, sobre o fundo azul em branco “Rua Cardeal Arcoverde”, na região inferior a marca da Suvinil, sobre um degradê de laranja em preto o nome “Suvinil”. A foto é de Javier Martínez, argentino que mora no Recife.

Concreto verde

Fotografia colorida e vertical. De baixo para cima vê-se a sacada de uma casa com dois andares. Na sacada de baixo há galhos finos de uma árvore pequena. As folhas são verdes e pequenas. As raízes finas se espalham pela parede marrom. Fotografia de André Gustavo feita na Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife.

Fotografia horizontal. Um galho fino com folhas verdes e flores vermelhas está sobre o rio. 

Ao fundo vê-se o reflexo de prédios e plantas na água. Foto enviada por Eduardo Montenegro feita na Avenida Beira Rio, no Bairro da Madalena.

Foto horizontal. Céu azul. No topo de uma construção cinza com esculturas esculpidas está uma árvore pequena com tronco e galhos finos. Foto de Jota Nogueira, jornalista e autor do Blog Antes que Suma, observador atento de nossa cidade Recife.

Fotografia colorida e vertical de uma árvore conhecida como Barriguda. O tronco é extenso e grosso. Os galhos são finos e as folhas são longas e verdes. Agarradas ao tronco há uma ramificação de tronco muito fino e folhas verdes, largas e arredondadas. Atrás da barriguda há um prédio alto. No canto inferior da foto há alguns toldos, mesas e cadeiras. Foto de Priscila Xavier, ela mesmo tradutora desta áudiodescrição, pela Entrelinhas Comunicação Acessível.

Fotografia colorida e horizontal de uma vegetação sombreada. A esquerda, árvore de tronco acinzentado. Nela há ramificações de galhos mais finos e cipós pendurados, que lembram cabelos. Atrás dela, uma segunda árvore igual, só que com folhas grandes, galhos compridos e curvados aparentes. As raízes das árvores são compridas e tubulares, ficam sacadas da terra. A segunda árvore está próximo a um rio. Do outro lado do rio, ao longe, há uma vegetação fechada e arbustiva à beira rio. Foto de Maria Helena de Vasconcelos Liomongi de Árvores na Avenida Beira Rio e mangue,  entre a ponte da Capunga e a ponte da Torre, as margens do Rio Capibaribe

bottom of page